domingo, 15 de novembro de 2009

Entrevista Sobre Variação linguística


Apresentação

Meu Nome é Eliezer Santana sou aluno da Faculdade Castro Alves faço ciências contábeis estaremos aqui com uma entrevista com senhor Gilberto para abordar o tema variação de liguagem.

1° Senhor Gilberto a Naturalidade do Senhor?
R:Brasileira
2° Escolaridade
R:segundo grau completo
3° Residência?
R:moro em pernanbues
4° Tem residência fora de Salvador?
R:não,tenho não
5° Profissão?
R:Segurança
6° Estado Civil?
R:casado
7° Religião?

R:Rapaz...eu não tenho religião não viu  veio...vai ficar assim...porque isso(risos)
8° Filiação
R:é...filiação...é Carmelito Dantas Reis,Josefa Alves Lima
9° Você se identifica com a função exercida?
R:eu me identifico,porque eu acho que é uma coisa que eu faço de gosto né uma coisa que escolhi então pe um objetivo que eu to ai mesmo pra definir entendeu ihhhh esta sempre exercendo no que for de melhor pra sempre ta na mídia.
10° Quais os pontos que a empresa precisa melhorar?
R:rapaz,eu acho que precisa no administrativo ,o administrativo é rever muitas coisas cômodas assim pra...pra pra com o objetivo assim pra ajudar agente financeiramente entendeu é financeiramente e também como disse aqui a pouco a você precisamos mas de objetivo assim formar mais um grupo, ver as pessoas que tem mais qualidade,pessoas que estão precisando de uma reciclagem enfim.
12°Quais os incentivos que a empresa pode oferecer para melhora o desempenho dos funcionários?
R:rapaz...eu acho que os incentivos é como eu disse ele sentar ai,em forma de ajudar agente com cursos tenho alguns colegas ai que são capaz mas precisa de uma qualificação melhor fazer um curso conhecer alguma norma alguma regra,ter um diploma com mais qualidade,tem muitos colegas aqui que precisando disso uma reciclagem um curso a que empresa ofereça coisa melhores pra agente ai.
13° Qual o plano de carreira dentro de sua empresa?
R:o plano de carreira...como assim o plano de carreira?você fala plano de carreira...ohh se a empresa me der oportunidade sim ,queria um plano sim. Chegar lá na frente ser um supervisor,até o próprio administrador da empresa mais,eu acho meio difícil,o grupo que agente trabalha infelizmente num num nos trabalhamos nesse objetivo,mas as chances  são pequenas. São  pequenas mesmo
14° Dentro a sua profissão onde acha que a empresa possibilita seu desenvolvimento pessoal?
R:é...mais...é,tratamento pessoal né,que isso ai é o que agente temos bom aqui não só eu como os demais colegas,todos aqui temos um tratamento de primeira linha,então esse que é o desempenho maior da gente aqui.
15°Qual a importância da figura de um líder dentro da empresa?
R: a importância de um líder é muito interessante né,a importância de um líder é o que? É uma pessoa que vai dar parte do que esta acontecendo,é uma pessoas que vai esta ali buscano o melhor pra todo mundo em todo sentido né ,o líder é uma pessoa muito interessante na empresa,uma pessoa que vai dar parte de muitas coisas,onde da certo,onde ta errado,onde deve consertar,onde ta os erros,é interessante muito a empresa ter um líder.
16° Você está satisfeito com líder da sua empresa?
R:ô...eu digo que talvez 100% não viu ,por que se eu falar isso eu to mentindo,porque o líder deixa a desejar muita coisa ainda,que deveria buscar melhor não só pra mim,como para outros colegas tipo,um plano de saúde,talvez um salário melhor,qualificar mais agente,tomo mundo né,enfim  talvez agente ver que ele não tem muito interesse pela agente,então agente não pode fazer nada ai,da o de melhor aquilo que agente sabe.

Obrigado senhor Gilberto em nome da equipe agente agradece mesmo pelo sua participação.   



Apresentação

Bom dia meu nome é Eliezer Santana,sou aluno da faculdade Castro Alves 1 semestre,ciências contábeis estamos aqui com uma entrevista coma senhora Maria Cristina cuja a entrevista será para língua portuguesa o tema abordado é variação linguística .

1° Seu nome?
R:Maria Cristina da Silva dos Santos
2° Naturalidade?
R:Salvador
3° Escolaridade?
R:segundo grau incompleto
4° Residência?
R:Salvador,residência própria
5°Profissão
R:auxiliar de higienização
6° Estado Civil?
R:solteira com filho
7° Religião
R:católica
8° Filiação
R:Marina Santos Maciera e Manoel Paixão dos Santos Filho
9° Você se identifica com função exercida?
R:sim,faço por prazer
10° Quais os pontos que as empresas precisam Melhorar?
R: questão e fardamento e instrumentos,equipamentos de trabalho tem outros mais o que me atinge mas são esses.
11° Quanto a materiais?
R:sim,falta de matérias,instrumentos de trabalho,fardamento.
12° Quanto a Proteção de Trabalho?
R: é isso da uma mão de qualibaixo,por que as vezes você tem alergia a esse tipo de material e precisa desse cuidade né.
13°Quais os incentivos que a empresa pode oferecer no sentido de melhorar seu desempenho como funcionária?
R:eu acho que deveria incentivar dando curso né,oferecendo humm,incentivando a tomar curso né...e crescer culturalmente.
14° A empresa não oferece esse tipo de incentivo?
R:não oferece,mas acho que poderia.
15° Qual o seu plano de carreira dentro da empresa?
R:meu plano é continuar trabalhando e gosta...são duas perguntas em uma né? É meu plano é continuar trabalhando.
16° onde acha que a empresa possibilidade seu desenvolvimento pessoal?
R:quando me troca de função,quando faço outras atividades...que venha melhorar sua pessoa? É não é só eu venha melhorar,mais eu acho que tem a satisfação de onde você não cair na rotina de fazer aquelas mesmas coisas isso me faz bem de vez em quando me mudar de função eu acho que isso é muito bom. Você  muda sua rotina aquela coisa repetitiva é muito chato.
17° Qual a importância da figura de um líder dentro da empresa?
R:é quem bota ordem na casa né e disciplina e questão de ordem simples é preciso alguém pra bota ordem na casa né...se agente tem um líder é aquele que temos que obedecer. A pessoa líder que saiba ordenar? É que saiba ordenar geralmente aquele pessoa que ordena é aquela pessoa que sabe,que está mandando fazer,tem chefe que não sabe nem o que fazer,eu acho que pra você mandar tem que saber fazer né.
19° Você está satisfeita com quem lidera sua empresa?
R:sim...tou satisfeita,apesar de que precisa melhorar em alguns aspectos,mas assim referente a alguns patrões que vejo ai,Você é próxima a ele quando você pede folga ele reclama? Ele sede ele não é uma pessoa ruim é meio crespo assim,mas não tem o coração ruim.


Cristina Muito obrigado pela entrevista a equipe agrade pela sua participação.
Okey...obrigado o que precisar.




Entrevista com Daiana.

Apresentação

Boa noite meu nome é Eliezer Santana,sou aluno do 1 semestre da Castro Alves,faço ciências contábeis estamos aqui para entrevistar Daiana o tema é variação linguística.

1° Nome?
R:Daiana Rose dos Santos Viana
2° idade?
R:24 anos
3° Naturalidade?
R:Salvador
4° Residência?
R:Lauro de Freitas
5° Profissão?
R:técnica em química
6°Estado Civil?
R:Solteira
7° Religião?
R:Não tenho
8° Filiação?
R:Rosita dos Santos Sandes e Florisvaldo dos Santos Sandes
9° Você se identifica com a função exercida?
R:sim,além de ter afinidade com a profissão ela envolve a pratica do conhecimento teórico adquirido na faculdade.
10° Quais pontos na empresa que precisam melhorar?
R: em muitas aspectos tais como a questão da gestão é que tem a ver com a liderança,motivação,valorização do profissional e sobrecarga de trabalho.
11° Quais os incentivos que organização pode oferecer no sentido de melhorar o desenvolvimento dos funcionários?
R:é cursos e treinamentos,promoções de cargo e benefícios salarial.
12° Qual seu plano de carreira dentro da empresa?
R: ser promovida,aprender coisa novas,ocupando outros cargos,juntamente com a promoção de salário.
13°Onde acha que a empresa possibilita seu desenvolvimento pessoal?
R:na questão do líder na verdade,o líder é motiva,gerencia ,controla,administra e molda a equipe,se o líder é competente a equipe também e competente,a equipe é o espelho do líder.
14° Qual a importância da figura do líder dentro da empresa?
R: é o líder como falei anteriormente é motiva a equipe é o espelho do líder,o líder é que motiva,gerencia e controla ele tem saber motivar o funcionário pra que a empresa cresça,respeitando com individuo e não só como mão de obra barata,visando só lucro.
15° você está satisfeita com quem lidera sua empresa?
Não,por motivos anteriores,os lideres falta motivação equipe e vê o individuo com mão de obra barata,visando só o lado financeiro não valorizando profissional como pessoa.

Daiana a equipe agradece pela sua participação  e muito obrigado.

Um comentário:

  1. As entrevistas foram boas, mas vocês não fizeram a análise!!!!! Onde ficou o comentário?

    ResponderExcluir